como usar óleo essencial na pele

Como usar óleo essencial na pele do rosto?

Ter os óleos essenciais como nossos aliados na rotina de cuidados com a pele é uma experiência incrível, afinal, estamos usando toda a perfeição da Natureza para cuidar de nós mesmas.

Nesse post, eu compartilho com você:

  • como usar óleo essencial no rosto
  • quais óleos essenciais não podem faltar
  • qual óleo essencial ajuda na acne
  • qual produto natural usar para limpar a pele do rosto
  • o passo a passo para uma rotina de cuidados com a pele natural, para peles oleosas e acneicas

Eu sempre sofri com a pele do meu rosto. Ela é muito oleosa, e por isso, tem muita acne. Não é daquelas com espinhas enormes que marcam a pele, mas sempre tenho espinhas e muito cravo.

Já passei pela fase do minâncora para secar espinhas na adolescência, quem lembra? =D

Já fiz limpeza de pele mil vezes.

Já usei milhares de produtos para pele oleosa.

E há 5 anos fiz um tratamento de Roacutan por 7 meses. Eu sei, essa foi a última opção, mas eu não sabia mais o que fazer.

Em 2017 fiz uma viagem para Houston, nos EUA. Assim que eu desci do avião, a minha pele começou a transbordar óleo. Acredito que o clima de lá contribuiu muito para a oleosidade no meu rosto aumentar.

Houston é extremamente quente. Eu fui no início do outono/inverno de lá, e a temperatura mais baixa que peguei foi 28°C (¬¬).

Foram 12 dias sofrendo com a oleosidade da minha pele. Ela começou a produzir tanto óleo, que entrava no meu olho e ardia muito. Gente, foi tenso.

Cheguei no Brasil com a pele do rosto parecendo que tinham pipocas estouradas pregadas.

Tentei controlar com o uso de produtos para peles oleosas, mas a situação só piorava. Foi então que recorri à minha dermatologista e ela sugeriu o tratamento com Roacutan.

Eu sabia que o tratamento seria super agressivo, mas no auge do desespero eu nem pensei, aceitei de cara.

Todo o tratamento se desenvolveu dentro do esperado, com todos aqueles processos do Roacutan: ressecamento, descamação, etc. Mas posso dizer uma coisa? Foi a primeira vez na vida que a minha pele ficou sequinha, e eu curti MUITO isso! Dito isso, não, eu não me arrependo de ter feito o tratamento com Roacutan.

A minha pele melhorou muito depois disso, mas ela continua sendo uma pele oleosa. A minha dermato me orientou quanto a isso, e eu fiquei tranquila. Sabia que ainda teria cravos e espinhas, mas, reduziu consideravelmente.

Depois de tudo isso que eu passei com a minha pele, eu fiquei bem receosa em usar produtos industrializados para cuidados com a pele. E o medo da minha pele voltar a ser como era?

Foi aí que comecei a buscar por alternativas naturais.

Para começar, fiz o curso de formação em aromaterapia, afinal, eu sou daquelas que preciso conhecer MESMO para usar.

Conhecendo mais sobre os óleos essenciais, iniciei os meus testes e voilá, foi só alegria.

Como usar óleos essenciais na pele

Antes de você sair passando tudo quanto é óleo essencial no seu rosto, é importante saber alguns aspectos dos óleos:

  • Nem todo óleo essencial pode ser aplicado direto na pele. A maioria dos óleos podem causar alergia, e muitas vezes essa alergia e/ou sensibilidade se apresentará após um tempo. Muita gente acha que a alergia e/ou a sensibilidade é instantânea, mas não, a pessoa pode desenvolver uma alergia justamente por usar o óleo essencial puro na pele regularmente, por um longo período de tempo.
  • Existem óleos essenciais que podem promover queimaduras e manchas na pele. A maioria desses óleos são os óleos cítricos como Bergamota, Limão Siciliano, Laranja Doce, etc. Eles contém uma substância chamada furanocumarinas (ou furocumarinas) que em contato com a pele e a exposição ao sol causam queimaduras e manchas. Eles devem ser usados de forma tópica diluídos em óleo carreador (óleo vegetal) e no período da noite. Porém, existem no mercado, alguns óleos cítricos que são LFC, ou seja, livre de furanocumarina, isso quer dizer que foram óleos cítricos destilados e por isso não são fotossensibilizantes, não queimam a pele mesmo com exposição solar.

Dito isso, vamos finalmente ao que interessa. Como usar óleos essenciais na pele?

Dois dos óleos que você pode aplicar direto na pele são o de Lavanda (Lavandula angustifolia, Lavandula vera ou Lavandula officinalis) e Melaleuca (Melaleuca alternifolia). E são esses dois que eu uso na minha rotina de cuidados com a pele.

O óleo de Lavanda é anti-inflamatório, antisséptico, antibacteriano e antivira. Ele promove o equilíbrio, é calmante, e isso se aplica à nossa pele também. Então, eu sempre aplico o óleo de Lavanda em espinhas e cravos inflamados. Sabe quando está inchadinho e vermelhinho?

Ao aplicar o óleo de Lavanda, as espinhas e cravos inflamados e inchados se acalmam, e a vemelhidão e o inchaço reduzem consideravelmente.

Você também pode aplicar o óleo de Lavanda em picadas de insetos, que ele tem o mesmo efeito.

O óleo de Melaleuca é antibiótico, antimicrobiano, antisséptico, antiviral, bactericida, fungicida, inseticida, entre outros, mas o que importa aqui são essas propriedas. Ele é maravilhoso para secar espinhas cravos e ferimentos.

Eu também aplico o óleo de Melaleuca nos meus cravos e espinhas inflamados e inchados. Gente, é SURREAL o efeito. No outro dia, as espinhas e cravos estão sequinhos. O mesmo se aplica aos ferimentos. Só usem e me contem aqui.

Ambos os óleos, eu aplico direto no cravo ou na espinha. Você pode aplicar de duas formas: pingar uma gotinha do óleo em um cotonete, ou pingar na ponta do seu dedo e aplicar com o dedo mesmo.

Eu sempre aplico primeiro o óleo de Melaleuca, e depois o óleo de Lavanda.

Mas antes de aplicar, é importante que a sua pele esteja limpa. E para limpara a pele eu uso o hidrolato de Lavanda.

O hidrolato é uma água aromática derivada do processo de destilação do óleo essencial.

Quando a planta é colocada no destilador, é extraído o óleo, que geralmente ou flutua ou afunda na água resultante da destilação, e a própria água, que passou pela planta na forma de vapor, arrastou com ela as moléculas aromáticas e se condensou novamente na fase líquida. Essa água é o hidrolato.

Ele tem um aroma bem mais suave que o óleo essencial, pois sentimos o aroma das moléculas hidrossolúveis. E é muito seguro para uso tópico e interno.

O hidrolato limpa a pele e no caso do de Lavanda, ele promove esse efeito calmante e equilibrador.

Eu também o uso como demaquilante. Ele remove bem a maquiagem.

Você encontra no mercado hidrolato de vários aromas, assim como os óleos essenciais.

Eu gosto do de Lavanda pela sua propriedade calmante e o aroma que é bem suave e gostoso. Mas sinta-se à vontade de experimentar outros hidrolatos.

Passo a Passo para uma Rotina de Cuidados com a Pele Natural

Para começar, limpe a pele com o hidrolato da sua preferência.

Aplique o óleo essencial de Melaleuca e de Lavanda nas espinhas e cravos inflamados

*Aplique um óleo vegetal para hidratação da pele de sua preferência.

*Assim como os óleos essenciais, os óleos vegetais também têm propriedades específicas. Portanto, é importante conhecer o melhor óleo vegetal para a sua pele.

Alguns são extremamente hidratantes, como o óleo de coco, e por isso não são recomendados para peles oleosas e acneicas.

O óleo de semente de uva já é um óleo que é rapidamente absorvido pela pele, deixando-a sequinha. Eu me dei super bem com esse óleo, mas é importante você testar, porque cada pele é uma pele.

Se você já tiver algum hidratante que goste e use, não é necessário usar o óleo vegetal. Aplique o seu hidratante e está tudo certo.

Inserir produtos naturais na nossa rotina diária demanda paciência e teste. Nem tudo que funciona pra mim vai funcionar pra você. É preciso que você encontre a sua receita básica.

Mas eu te garanto que os resultados são incríveis!

Marcas de óleo essencial que eu uso e recomendo:

  • Terra Flor
  • Laszlo
  • Hérbia
  • Oshadhi
  • BySamia
  • DoTerra

Para comprar:

Hoje eu uso óleos essenciais e óleos vegetais no cuidado com a minha pele do rosto, do corpo e no cabelo. Não sei mais viver sem eles.

Qualquer dúvida ou se você tiver a sua receitinha básica que funciona, compartilha aqui nos comentários.

Um abraço,

Priscila Serato

Disclaimer: Esse post contém links de afiliados. Se você comprar algum produto através dos links que divulgo aqui, eu ganho uma comissão de afiliada, que não há nenhum custo para você. Eu indico aqui no blog somente produtos que eu conheço e amo. Eu agradeço muito o seu apoio.


Descubra mais sobre A Casa Mágicka

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre A Casa Mágicka

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading