escrita terapêutica para desbloquear a mente e curar ansiedade

como a escrita terapêutica pode curar a nossa vida

escrever sempre pareceu algo impossível pra mim nessa vida. sempre que eu sentava pra começar a escrever qualquer coisa, me sentia travada, sem ideias, parecia que a minha mente se fechava. você já se sentiu assim também?

nesse post eu vou compartilhar como a escrita pode transformar a nossa vida, trazendo mais calma, criatividade, inspiração, e autoconhecimento, e 3 exercícios de escrita terapêutica pra começar a destravar a mente.

mesmo me sentindo uma péssima escritora, eu sempre me senti atraída pelas palavras. amo blogs desde sempre, amo ler, e minhas matérias favoritas na escola eram português e redação.

alôôô vida já dando spoiler de quem a gente é.

tive um blog na adolescência, e escrevia o que vinha na minha mente. muitas vezes escrevia apenas um parágrafo no post, pensa!

sempre fui dessas de ter caderno pra tudo e diário – sou assim até hoje.

e mesmo assim, ainda insistia comigo mesma que escrita não era pra mim.

hoje eu consigo ver que eu não tive capacidade de enxergar o caminho que eu vim nessa vida pra trilhar, o caminho da escrita.

a vida precisou me dar uma chacoalhada pra me fazer acordar e me colocar no caminho que eu preciso seguir.

em 2019 eu comecei um processo muito forte de transformação e desenvolvimento pessoal. precisei tomar decisões e mudar a minha vida radicalmente. era isso ou entrar em uma depressão. falei sobre isso nesse post.

e assim eu fiz.

só posso dizer que foi libertador. me senti saindo de uma prisão, solta na vida de novo, pra ser a minha melhor versão, eu mesma.

e com esse processo, eu senti vontade e até uma necessidade, de escrever.

os textos chegavam até a minha mente. eu ouvia (ainda ouço =D) as palavras na mente, e tinha que sair correndo pra escrever senão elas iam embora – isso me lembrou do livro da elisabeth gilbert, grande magia (muito bom, recomendo!), onde ela fala exatamente sobre isso.

eu que achava que escrevia mal, não acreditava nas palavras que eu colocava no papel.

escrevi muito sobre o momento que eu estava vivendo. minhas experiências, crenças, angústias, e meus valores.

a escrita se transformou na minha terapia, e com ela aprendi a me conhecer mais, a entender as minhas emoções e sentimentos e a trabalhar a minha autoconfiança. e assim eu entendi porque a escrita pode ser tão terapêutica.

então, o que é escrita terapêutica?

escrita terapêutica nada mais é do que a gente escrever o que tá sentindo e/ou pensando, de forma livre, sem se preocupar com pontuações, parágrafos, letra maiúscula, minúscula, palavras certas pra usar, etc.

é simplesmente escrever, do jeitim que vem à nossa mente.

quando a gente se propõe a escrever o que vem à mente, o inconsciente traz à tona muitas informações, que se não fosse pela escrita, talvez a gente jamais acessaria.

e antes que você me pergunte, a gente precisa escrever à mão, nada de celular, computador e tablet.

separe um caderninho só pra sua escrita terapêutica, e todo dia, escreva.

é normal, nos primeiros dias, sentir dificuldade pra começar a escrever, porque a nossa mente racional vai tentar controlar a situação.

o que a gente precisa fazer é escrever qualquer coisa, qualquer palavra. aliás, esse é um jeito bom de dar um pontapé inicial pra nossa mente fluir – escrevendo uma palavra, a primeira que vier à mente, e dali em diante continuar escrevendo o que tá sentindo e pensando em relação a essa primeira palavra.

ouso dizer que a escrita terapêutica é uma meditação ativa.

é impressionante como a nossa mente se entrega ao processo e as palavras fluem naturalmente.

a escrita terapêutica é um remédio pra ansiedade.

só de escrever os pensamentos que estão nos deixando ansiosas, as nossas emoções se acalmam, a mente esvazia, e a gente se sente muito mais calmas e tranquilas.

depois de alguns dias escrevendo, é bom a gente voltar e ler, pra descobrir padrões ocultos, talentos, respostas, e até orientações pra questionamentos internos. é realmente um processo mágico.

o melhor da escrita terapêutica é que a gente só precisa de papel, caneta e disposição pra sentar e escrever.

3 exercícios de escrita terapêutica pra começar a escrever

eu sei que no início pode ser desafiador encarar um papel em branco, por isso, vou compartilhar aqui 3 exercícios simples de escrita terapêutica que podem ajudar a gente a se entregar pro processo e destravar a mente.

  1. escreva a primeira palavra que vier à mente, e à partir daí, escreva o que você sente em relação a essa palavra, quais os sentimentos e lembranças que ela despertam em você.
  2. escreva o sonho que você teve à noite. procure escrever tudo que você lembrar, com detalhes. os sonhos revelam muita coisa que está no nosso inconsciente. se você acordar e não lembrar do que sonhou, escreva como você está se sentindo ao acordar.
  3. escreva sobre um acontecimento do seu dia e como você se sentiu, o que você fez, o que pensou.

escrever faz bem pro corpo, pra mente e pro coração. é um ato de autocuidado com a gente mesma, um hábito saudável que pode curar muitas feridas.

eu comecei esse ano (2024) a escrever todos os dias no final do dia. tem sido uma experiência incrível de autoconhecimento e também de harmonizar minha mente e meus sentimentos.

também estou fazendo os exercícios de escrita do livro da rupi kaur, cura pelas palavras, que é maravilhoso, uma ferramenta de autocuidado e autoconhecimento, super recomendo se você tiver mesmo nessa vibe de escrita terapêutica.

mão segurando o livro cura pelas palavras de rupi kaur, com exercícios de escrita terapêutica, com folhagens verdes de fundo.

a minha (re)descoberta em relação a escrita me motivou a ter o blog e a minha newsletter, pitadas mágickas, onde eu escrevo ainda mais, pra gente papear mais de pertinho sobre as coisas da vida, e com isso, se ajudar. eu acredito muito nessa troca. =D

se você sentir de conversar mais de pertinho comigo, vem pra minha newsletter pitadas mágickas. duas vezes por mês a gente papeia e ainda conta com a ajudinha extra do tarot e dos astros. tudibom, né?

você também gosta de escrever, ou já tentou escrever de forma livre, pra colocar pra fora tudo que tava sentindo e pensando? me conta!

PS: você também pode gostar desse post:

3 melhores ferramentas pra afastar os pensamentos negativos


Descubra mais sobre A Casa Mágicka

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre A Casa Mágicka

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading